Apaixone-se por si!

Odontologia estética vai muito além das aparências. Cuide de você, aumente sua autoestima e sinta-se na sua melhor versão, todos os dias.

Nathalia Kauer, paciente da Dra. Gabriela Consalter.

Cuidar de você é o melhor investimento.

A odontologia estética é uma área especializada da odontologia que se concentra em melhorar a aparência dos dentes, gengivas e sorriso de uma pessoa.

Tratamentos Mais Buscados na Clínica

Clareamento Dental

O clareamento dental é um procedimento não invasivo que visa clarear os dentes, removendo manchas e descolorações. É um dos tratamentos mais simples e populares na odontologia estética.

 

Facetas de Porcelana

As facetas de porcelana são finas camadas de porcelana colocadas sobre a superfície frontal dos dentes para corrigir imperfeições estéticas, como dentes desalinhados, manchados, lascados ou com espaços entre eles.

 

Implantes Dentários

Os implantes dentários são substitutos de raízes dentárias que são colocados cirurgicamente no osso maxilar para suportar uma prótese dental. Eles são uma opção de tratamento eficaz para substituir um ou mais dentes ausentes.

 

Correção do Alinhamento dos Dentes

A correção do alinhamento dos dentes é feita através de tratamentos como aparelhos ortodônticos e alinhadores transparentes. Esses tratamentos ajudam a corrigir problemas de má oclusão e alinhar os dentes de forma adequada.

 

Restaurações Dentárias Estéticas

As restaurações dentárias estéticas incluem procedimentos como restaurações de resina composta, inlays e onlays. Esses tratamentos são usados para restaurar a função e a aparência de dentes danificados, cariados ou fraturados.

Facetas em resina ou porcelana

As facetas em resina são muito parecidas com as de porcelana porém são de outro material. Neste caso o dentista esculpe manualmente cada dente. Elas precisam ser polidas uma vez por ano. É necessário cuidar a alimentação pois a resina é um material mais poroso que pode alterar a cor com os hábitos alimentares.

O que é melhor: faceta em resina ou porcelana?

Não existe melhor nem pior existe sim a melhor indicação para cada caso. Um bom profissional vai saber direcionar o paciente se é caso para resina ou porcelana.

É verdade que para facetas em resina não é preciso fazer desgaste nos dentes?
Sempre é preciso passar a broca para preparar o dente para receber qualquer material.
Se for um dente muito escuro muitas vezes com resina temos que fazer mais desgaste para termos espaço para opcacificação das camadas.

De maneira geral a grande vantagem da resina é Rapidez

E as vantagens da porcelana são:

  • Mais estética;
  • Mais bicompatível com os tecidos gengivais;
  • Não sofre alteração de cor com o tempo nem com alimentação ou hábitos;
  • Não absorve líquidos portanto não necessita de polimento anual.

Clareamento

O clareamento consiste na aplicação de produtos que penetram no dente e quebram as moléculas do pigmento.

Até pouco tempo atrás o recomendado era fazermos o clareamento de consultório utilizando laser. Estudos recentes nos mostram que o laser não ajuda a clarear e ainda causa mais sensibilidade durante o processo.

 

Hoje existem produtos usados em consultório pelo cirurgião dentista capazes de promover um ótimo resultado. Duração de 2-3 sessões de 40 minutos. Comumente associamos ao clareamento com moldeiras.

 

Clareamento dental combinado: Busca combinar as vantagens oferecidas pelas duas técnicas. A ação rápida do clareamento de consultório mais o clareamento com moldeiras que nos fornece mais durabilidade nos resultados.


Clareamento dental com moldeiras: O clareamento com gel (ou clareamento caseiro) é uma das formas mais utilizadas para se fazer um branqueamento dentário. O paciente recebe duas placas de silicone confeccionadas sob medida para sua boca e bisnagas com gel clareador. O uso do gel na moldeira deve ser por cerca de 4-8 horas por dia (ou durante o sono, por exemplo), até chegar no ponto máximo de resposta do dente.


Quanto meu dente vai clarear? Cada dente possui um ponto de saturação. Ou seja chega um ponto que o clareador para de fazer efeito. Esta resposta é individual. O dentista vai saber orientar o momento de parar.

 

Quanto tempo dura o clareamento? Se o gel for usado por 8 horas por dia uma média de 15 dias de clareamento.

 

Vou ter sensibilidade? Casos de sensibilidade estão cada vez mais raros pois existem protocolos de prevenção e também de tratamento se ocorrer.

Clareamento vs Cafézinho

Botox para Bruxismo

O que é bruxismo?

É uma desordem funcional caracterizada pelo atrito e ranger de dentes de maneira ritmada, forte e involuntária. Também é chamado bruxismo o ato de manter os dentes constantemente apertados durante o dia ou noite.

Essa pressão costuma ser tão forte que causa diversos problemas, como desgaste dentário, dor orofacial e disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o problema aparece em diferentes fases e por diferentes motivos. Em crianças, costuma ser mais comum dos 2 aos 4 anos; já nos jovens, dos 10 aos 12 e aos 18 anos. Acredita-se que seja pelas descobertas, modificações e aprendizados que ocorrem nessas fases.

Segundo pesquisa de 2016, estima-se que 15% a 23% das pessoas no mundo sofram do problema. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 30% do mundo tenha bruxismo. No Brasil, o número seria próximo dos 40%.

Bastante comum durante o sono, grande parte dos portadores não sabe que passa pelo problema. De fato, muitas pessoas só descobrem porque o parceiro acordou com o barulho do ranger de dentes. Ou quando for bruxismo por apertamento dentário o paciente pode acordar com a língua edentada (com marcas de dentes nos bordos) e dores de cabeça.

 

Causas

As causas do bruxismo ainda não foram totalmente esclarecidas. No entanto, acredita-se que estejam relacionadas à saúde mental — principalmente ao estresse, ansiedade e tensão. O ranger de dentes seria uma forma de “eliminar” a pressão mental.

Sinais e sintomas, conheça alguns:

  • ruído de ranger de dentes que pode ser ouvido por outra pessoa;
  • dor de cabeça pela manhã, com dor principalmente na zona temporal;
  • dor na região muscular da maxila e da mandíbula;
  • dentes achatados, quebrados ou soltos;
  • hipertrofia dos músculos masseteres;
  • rigidez da mandíbula pela manhã;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • zumbidos e dores no ouvido;
  • hipersensibilidade dentária;
  • mordedura da bochecha;
  • quebra de restaurações;
  • interrupção do sono;
  • recuo de língua.

 

Como funciona o botox para bruxismo?

Importante salientar que o botox não trata o bruxismo, mas sim pode entrar como terapia complementar.

Funcionamento do músculo.

Para que um músculo se mova, ele obedece a uma “ordem” vinda do cérebro. Essa ordem chega por meio de um estímulo — o neurotransmissor, emitido pelos neurônios. O neurotransmissor responsável pela comunicação cérebro-músculo é a acetilcolina, que envia aos músculos masseter e temporal (responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula) o comando para a movimentação.

 

E onde o botox para bruxismo entra nisso? Ele é um bloqueador dessa relação, que impede que a acetilcolina chegue ao músculo onde foi feita a aplicação da substância.

 

Isso significa que o indivíduo que receber botox para bruxismo vai ter problemas para mastigar ou falar? Não, pois, neste caso, as injeções visam diminuir a força feita na hora de apertar ou ranger os dentes, e não eliminar a movimentação muscular, como ocorre com os procedimentos estéticos.

 

Como o botox para bruxismo é feito?

O botox para bruxismo não requer uma preparação muito intensa por parte do paciente. O procedimento é simples e rápido. Portanto, o indivíduo não precisa esperar pelas férias para realizá-lo. Mas pequenos hematomas e dor local são comuns após a aplicação.

A aplicação será feita nos músculos masseter e temporal. Já a dose de cada aplicação vai variar conforme o tipo de toxina botulínica aplicada e o grau de bruxismo do paciente.

O procedimento é rápido: em meia hora, você estará liberado. No entanto, é preciso ter atenção: nada de realizar atividades físicas intensas no mesmo dia. Coçar a região também está proibido. Mas poderá dirigir e realizar atividades rotineiras de costume.

O botox para bruxismo dura de 4 a 6 meses. Por isso, é essencial reaplicá-lo conforme orientação do odontologista responsável.

Pode ser associado ao botox estético e realizado no mesmo dia.

Não deve-se aplicar a toxina com intervalo menor de 4 meses devido ao risco de desenvolvimento de resposta imunológica a toxina.

Restaurações em resina composta

Pode ser usada para dentes anteriores e posteriores. A cárie ou restauração antiga é removida e o espaço é preenchido por um material chamado de resina composta, da cor muito semelhante a cor do dente. Também pode ser usada para correção de defeitos estéticos como coloração indesejada ou dentes quebrados.

Restaurações Indiretas

Pode ser usada para dentes anteriores e posteriores. A cárie ou restauração antiga é removida e o espaço é preenchido por um material chamado de resina composta, da cor muito semelhante a cor do dente. Também pode ser usada para correção de defeitos estéticos como coloração indesejada ou dentes quebrados.

Snap-on-Smile

Uma alternativa para pacientes que querem ter um sorriso bonito mas que não dispõem de tempo para a realização de um tratamento odontológico completo. Em apenas duas consultas e sem uso de brocas é possível modificar o aspecto do sorriso.

Dra. Gabriela Consalter

CRO-RS 15359

– Cirurgiã dentista, especialista em implantodontia pela PUCRS

– Doutora em odontologia pela USC-Bauru

– Residência na Malo Clinic Lisboa – Portugal.

Carrego comigo mais de 19 anos de atendimento na área estética.

Hoje meu maior objetivo é obter harmonia entre sorriso e face dos meus pacientes. Realçar a beleza com naturalidade e fazer as pessoas mais felizes.

Mais que pacientes, amigos.

Dúvidas sobre Odontologia Estética?

O tempo de clareamento dental varia dependendo do método utilizado. Em geral, pode levar de uma a duas semanas para ver os resultados desejados.

Sim, a colocação de facetas de porcelana envolve o desgaste mínimo dos dentes para acomodar as facetas. É um procedimento irreversível.

Sim, os implantes dentários são projetados para parecerem e funcionarem como dentes naturais. Eles são feitos de materiais duráveis e se integram perfeitamente com o osso da mandíbula.

A correção do alinhamento dos dentes pode causar algum desconforto inicialmente, mas a maioria dos pacientes se adapta rapidamente aos aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes.

O custo de um tratamento de odontologia estética varia dependendo do tipo de tratamento. É melhor agendar uma consulta para obter uma avaliação personalizada e um orçamento preciso.

Acompanhe nosso trabalho:

Clínica Consalter

EPAO 1678
R.T.: Dra. Sidoni Consalter CRO/RS 5098