Odontologia Estética - Consalter
Seg/Sex: 8h/12h e 13h30/18h30 - Independência, 181 - 704/705 - São Leopoldo

Odontologia Estética

Na Clínica Consalter contamos com diversos tratamentos estéticos para transformar o seu sorriso e ajudar você a transmitir muito mais confiança e alegria.

 

Facetas e lentes de contato dentais

Facetas e lentes de contato dentais

Facetas e lentes de contato dentais

Facetas e lentes de contato dentais
São lâminas de porcelana extremamente finas, feitas sob medida e cuidadosamente posicionadas sobre a superfície dental. Requerem pouco ou nenhum desgaste e, por isso, são procedimentos minimamente invasivos, deixando a superfície natural do dente praticamente intacta. São indicadas para aumentar o tamanho, modificar o formato, fechar espaços, alinhar e melhorar o design estético do sorriso. Tem como principal vantagem à resina não absorver pigmentos oriundos da alimentação, cigarro e bebidas. Além disso, a porcelana possui uma superfície lisa e confortável, que não agride os tecidos gengivais. Responsável pela transformação de sorrisos de famosos do cinema e da televisão, as lentes de contato são um dos nossos tratamentos mais procurados.

A diferença entre as lentes de contato e as facetas de porcelana é a espessura. As lentes de contato, também chamadas de laminados cerâmicos, possuem uma média de apenas 0,2mm de espessura, normalmente com pouco desgaste do dente. Já para as facetas de porcelana, é necessário fazer um desgaste de 0,5 a 0,8mm no esmalte do dente. Estas estão mais indicadas para dentes muito escurecidos.

Em nossa clínica realizamos uma simulação em boca para determinar a forma e o tamanho que mais harmoniza com as linhas faciais do paciente, o qual pode visualizar o resultado final durante a consulta. A confecção das lentes e facetas acontece no laboratório protético, após a produção do molde dos dentes. Quando prontas, retornam ao consultório para serem cimentadas nos dentes do paciente.

Na consulta de avaliação o profissional tem condições de orientar sobre a melhor escolha para resultados eficazes e longevos em cada caso.

Principais dúvidas sobre lentes:

Para que servem as lentes? Com as lentes é possível alterar cor, fechar espaço, formato e tamanho dos dentes.

Sobre a cor: Dentes naturais apresentam cores e alguns detalhes, ou seja, não são milimetricamente simétricos nem 100% brancos. Pode até parecer estranho, mas você já notou como um sorriso bonito apresenta estas características? E sim, os dentes podem ficar bem branquinhos mas como se o paciente tivesse feito um bom clareamento, sem ficar artificial.

Como é feito todo o processo? Na consulta inicial conversamos com paciente, vemos quais são as expectativas. Realizamos o questionário de saúde, exame clínico e fotografias iniciais. Se necessário exames serão solicitados.

A partir disto elaboramos um plano de tratamento e passamos valores.

Pra fazer lentes é necessário que a saúde bucal esteja em dia, portanto limpeza e troca de restaurações devem ser feitas antes de iniciar-se o processo.

Partimos então para o projeto do sorriso. A partir das medidas do rosto e de características da personalidade do paciente usamos técnicas de visagismo para desenhar o novo sorriso. Esta parte é totalmente individualizada. Exatamente um sorriso para cada face.

Este projeto do sorriso vai para o laboratório. Lá ele é transferido para um modelo e impresso em uma impressora 3D.

Este modelo vem para a clínica e com uma resina acrílica transferimos para a boca do paciente esta ideia. Então fazemos fotos, olhamos junto com paciente. Paciente opina, se quer mudar algo, ou se está tudo ok.

Projeto aprovado, fazemos o preparo (“desgaste”) dos dentes para receberem as lentes. O desgaste é todo realizado em cima da resina acrílica de prova. Ela que nos guiará sobre o quanto devemos desgastar.

Os dentes são escaneados, as imagens enviadas ao laboratório.

Paciente vai embora usando o projeto do sorriso como provisórios e aguarda ate finalizar a confecção dos dentes.

Quando prontos, agendamos para entrega. As lentes são coladas na superfície dos dentes com materiais específicos.

Qual o custo?

Definir o custo só é possível após uma avaliação. O valor é cobrado por dente. Normalmente decidimos quantos dentes devem ser feitos após a prova em resina acrílica simulando o futuro sorriso. Esta é a forma mais eficaz de ver o resultado final. Vamos tomar como exemplo a construção de um prédio. Não é possível fazer um orçamento de um prédio sem antes executar o projeto, sem antes saber como será esse prédio. O simulação em resina é isso, um projeto: nele definimos a forma, quantos dentes serão trabalhados e os objetivos finais, para depois então definir o investimento final.

Qual o tempo de tratamento?

Antes de mais nada é preciso lembrar que, assim como o custo, o tempo do tratamento também depende de algumas variáveis. No caso do tempo é preciso fazer uma análise do aspecto geral dos seus dentes e gengivas. Isso porque a existência de cáries, recessão gengival ou a necessidade de implantes, por exemplo, podem aumentar bastante este período.

Vão desgastar meus dentes?

O objetivo é preservar o dente natural ao máximo. Para isto utilizamos motor elétrico com velocidade controlada e lupa. Isto além de melhor adaptação das peças, possibilita maior precisão no desgaste, retirando somente o necessário para obter sucesso do caso.

Para cada grau de escurecimento ou destruição pré existente nos dentes existe um protocolo de desgaste. Por isto, normalmente realizamos clareamento mesmo em pacientes que irão se submeter ao tratamento com lentes de contato dentais.

O procedimento é reversível? Não é possível reverter. É possível sim realizar a remoção, e então realização de novas lentes. Uma vez que seu dente tenha sido preparado para receber as peças ele já tem seu formato mesmo que minimamente alterado. Por este motivo as lentes tem que ter uma correta indicação. Saber planejar cada caso e orientar o paciente sobre a melhor alternativa de tratamento para o seu caso é grande parte do sucesso do tratamento.

Quais os cuidados com as lentes? A manutenção é seguir fazendo consultas periódicas ao dentista. Normalmente a cada 6 meses. Nos casos de bruxismo assim como para dentes naturais o paciente é orientado a dormir com uma placa protetora.

Quanto tempo duram? A durabilidade vai depender muito dos cuidados e hábitos do paciente, mas um trabalho bem feito pode durar muitos anos. Quando comparadas às resinas tem maior durabilidade.


Facetas em resina

faceta em resina

faceta em resina

As facetas em resina são muito parecidas com as de porcelana porém são de outro material. Neste caso o dentista esculpe manualmente cada dente. Elas precisam ser polidas uma vez por ano. É necessário cuidar a alimentação pois a resina é um material mais poroso que pode alterar a cor com os hábitos alimentares.

O que é melhor faceta em resina ou porcelana?

Não existe melhor nem pior existe sim a melhor indicação para cada caso. Um bom profissional vai saber direcionar o paciente se é caso para resina ou porcelana.

É verdade que para facetas em resina não é preciso fazer desgaste nos dentes?
Sempre é preciso passar a broca para preparar o dente para receber qualquer material.
Se for um dente muito escuro muitas vezes com resina temos que fazer mais desgaste para termos espaço para opcacificação das camadas.

 

 

De maneira geral: Vantagens da resina: Rapidez

Vantagens da porcelana

  • Mais estética;
  • Mais bicompatível com os tecidos gengivais;
  • Não sofre alteração de cor com o tempo nem com alimentação ou hábitos;
  • Não absorve líquidos portanto não necessita de polimento anual.

Fratura Dentária

Fratura dentariaQuando acontece fratura nos dentes da frente do paciente é possível repor o pedaço de dente quebrado. Isso pode ser feito colando o pedaço quebrado, ou reconstruindo em resina ou ainda em porcelana dependendo do tamanho da fratura. Quando for apenas uma pequena lasca, por vezes somente um polimento já resolve.

 

 

 

 


Clareamento

Clareamento dos dentes

Clareamento dos dentes

Clareamento dos dentes
O clareamento consiste na aplicação de produtos que penetram no dente e quebram as moléculas do pigmento.
Até pouco tempo atrás o recomendado era fazermos o clareamento de consultório utilizando laser. Estudos recentes nos mostram que o laser não ajuda a clarear e ainda causa mais sensibilidade durante o processo.

Hoje existem produtos usados em consultório pelo cirurgião dentista capazes de promover um ótimo resultado. Duração de 2-3 sessões de 40 minutos. Comumente associamos ao clareamento com moldeiras.

Clareamento dental combinado: Busca combinar as vantagens oferecidas pelas duas técnicas. A ação rápida do clareamento de consultório mais o clareamento com moldeiras que nos fornece mais durabilidade nos resultados.
Clareamento dental com moldeiras: O clareamento com gel (ou clareamento caseiro) é uma das formas mais utilizadas para se fazer um branqueamento dentário. O paciente recebe duas placas de silicone confeccionadas sob medida para sua boca e bisnagas com gel clareador. O uso do gel na moldeira deve ser por cerca de 4-8 horas por dia (ou durante o sono, por exemplo), até chegar no ponto máximo de resposta do dente.
Quanto meu dente vai clarear? Cada dente possui um ponto de saturação. Ou seja chega um ponto que o clareador para de fazer efeito. Esta resposta é individual. O dentista vai saber orientar o momento de parar.

Quanto tempo dura o clareamento? Se o gel for usado por 8 horas por dia uma média de 15 dias de clareamento.

Vou ter sensibilidade? Casos de sensibilidade estão cada vez mais raros pois existem protocolos de prevenção e também de tratamento se ocorrer.


 

Botox para Bruxismo

Botox para Bruxismo

Botox para Bruxismo

O que é bruxismo?

É uma desordem funcional caracterizada pelo atrito e ranger de dentes de maneira ritmada, forte e involuntária. Também é chamado bruxismo o ato de manter os dentes constantemente apertados durante o dia ou noite.

Essa pressão costuma ser tão forte que causa diversos problemas, como desgaste dentário, dor orofacial e disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o problema aparece em diferentes fases e por diferentes motivos. Em crianças, costuma ser mais comum dos 2 aos 4 anos; já nos jovens, dos 10 aos 12 e aos 18 anos. Acredita-se que seja pelas descobertas, modificações e aprendizados que ocorrem nessas fases.

Segundo pesquisa de 2016, estima-se que 15% a 23% das pessoas no mundo sofram do problema. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 30% do mundo tenha bruxismo. No Brasil, o número seria próximo dos 40%.

Bastante comum durante o sono, grande parte dos portadores não sabe que passa pelo problema. De fato, muitas pessoas só descobrem porque o parceiro acordou com o barulho do ranger de dentes. Ou quando for bruxismo por apertamento dentário o paciente pode acordar com a língua edentada (com marcas de dentes nos bordos) e dores de cabeça.

Causas

As causas do bruxismo ainda não foram totalmente esclarecidas. No entanto, acredita-se que estejam relacionadas à saúde mental — principalmente ao estresse, ansiedade e tensão. O ranger de dentes seria uma forma de “eliminar” a pressão mental.

Sinais e sintomas, conheça alguns:

  • ruído de ranger de dentes que pode ser ouvido por outra pessoa;
  • dor de cabeça pela manhã, com dor principalmente na zona temporal;
  • dor na região muscular da maxila e da mandíbula;
  • dentes achatados, quebrados ou soltos;
  • hipertrofia dos músculos masseteres;
  • rigidez da mandíbula pela manhã;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • zumbidos e dores no ouvido;
  • hipersensibilidade dentária;
  • mordedura da bochecha;
  • quebra de restaurações;
  • interrupção do sono;
  • recuo de língua.

Como funciona o botox para bruxismo?

Importante salientar que o botox não trata o bruxismo, mas sim pode entrar como terapia complementar.

Funcionamento do músculo.

Para que um músculo se mova, ele obedece a uma “ordem” vinda do cérebro. Essa ordem chega por meio de um estímulo — o neurotransmissor, emitido pelos neurônios. O neurotransmissor responsável pela comunicação cérebro-músculo é a acetilcolina, que envia aos músculos masseter e temporal (responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula) o comando para a movimentação.

E onde o botox para bruxismo entra nisso? Ele é um bloqueador dessa relação, que impede que a acetilcolina chegue ao músculo onde foi feita a aplicação da substância.

Isso significa que o indivíduo que receber botox para bruxismo vai ter problemas para mastigar ou falar? Não, pois, neste caso, as injeções visam diminuir a força feita na hora de apertar ou ranger os dentes, e não eliminar a movimentação muscular, como ocorre com os procedimentos estéticos.

Como o botox para bruxismo é feito?

O botox para bruxismo não requer uma preparação muito intensa por parte do paciente. O procedimento é simples e rápido. Portanto, o indivíduo não precisa esperar pelas férias para realizá-lo. Mas pequenos hematomas e dor local são comuns após a aplicação.

A aplicação será feita nos músculos masseter e temporal. Já a dose de cada aplicação vai variar conforme o tipo de toxina botulínica aplicada e o grau de bruxismo do paciente.

O procedimento é rápido: em meia hora, você estará liberado. No entanto, é preciso ter atenção: nada de realizar atividades físicas intensas no mesmo dia. Coçar a região também está proibido. Mas poderá dirigir e realizar atividades rotineiras de costume.

O botox para bruxismo dura de 4 a 6 meses. Por isso, é essencial reaplicá-lo conforme orientação do odontologista responsável.

Pode ser associado ao botox estético e realizado no mesmo dia.

Não deve-se aplicar a toxina com intervalo menor de 4 meses devido ao risco de desenvolvimento de resposta imunológica a toxina.


Restaurações em resina composta:

Restaurações em resina composta

Restaurações em resina composta

Restaurações em resina composta
Pode ser usada para dentes anteriores e posteriores. A cárie ou restauração antiga é removida e o espaço é preenchido por um material chamado de resina composta, da cor muito semelhante a cor do dente. Também pode ser usada para correção de defeitos estéticos como coloração indesejada ou dentes quebrados.

 

 

 


Restaurações Indireta:

Restauração indireta

Restauração indireta

Restauração indireta
Pode ser usada para dentes anteriores e posteriores. A cárie ou restauração antiga é removida e o espaço é preenchido por um material chamado de resina composta, da cor muito semelhante a cor do dente. Também pode ser usada para correção de defeitos estéticos como coloração indesejada ou dentes quebrados.

 

 

 

 


Snap-on-Smile

Snap-on-smile

Snap-on-smile

Snap-on-smile
Uma alternativa para pacientes que querem ter um sorriso bonito mas que não dispõem de tempo para a realização de um tratamento odontológico completo. Em apenas duas consultas e sem uso de brocas é possível modificar o aspecto do sorriso.

 

 

 

 

Invista na sua aparência e bem-estar, agende agora uma consulta com um de nossos profissionais.