Seg/Sex: 8h/12h e 13h30/18h30 - Independência, 181 - 704/705 - São Leopoldo

Odontopediatria

odontopediatriabanner-11-consalter-odontologia-estetica

 

Você já levou o seu filho ao dentista? Você sabia que o indicado é levar o seu filho desde bebê, mesmo antes de nascer os primeiros dentinhos?

A Odontopediatria é uma especialidade odontológica para atender a saúde bucal de bebês e crianças. A Clínica Consalter possui uma equipe dedicada aos cuidados da gestante, bebê, criança e adolescente. A Consalter Kids possui profissionais especializados para acompanhar você mamãe e seu filho.

 

– PRÉ NATAL ODONTOLÓGICO

Durante a gestação, devido às alterações hormonais, as mães possuem mais facilidades para desenvolver infecções bucais, como gengivite. A saliva também sofre uma pequena mudança, diminuindo a sua função de proteção natural dos dentes. Isso acarreta em maior chance de formação de placa bacteriana, podendo aumentar o aparecimento de cáries.

É comprovado através de estudos e pesquisas que a saúde bucal da mãe pode causar parto prematuro e bebês de baixo peso ao nascer. O pré-natal odontológico com um profissional especializado é de grande importância para orientar as mães nessa fase de mudanças, auxiliando com pequenas dicas para manter ou melhorar a saúde bucal sem comprometer a gestação.

 

– CONSULTA DO BEBÊ

Muitos pais se perguntam: por que levar meu bebê ao dentista se ele nem possui dentes? A consulta do bebê se dá em caráter de prevenção e orientação aos pais.

Antes dos seis meses, os bebês possuem a fase de pré-erupção dos dentes. Nesta fase o aumento de saliva e irritabilidade são sinais característicos do aparecimento dos primeiros dentinhos. É muito importante um acompanhamento com Odontopediatra para indicação de mordedores adequados e orientações para facilitar esse processo.

Entre seis a oito meses os primeiros dentinhos começam a aparecer e aí já precisamos ter cuidados especiais, com escova e pasta de dente adequadas. Este contato com o ambiente odontológico desde cedo faz com o que o bebê se acostume e os pais adquiram confiança no profissional que irá acompanhar seu filho por longos anos.

 

– PREVENÇÃO

As idas ao dentista desde cedo fazem parte de um novo conceito da Odontologia, a prevenção. Essas consultas são muito tranqüilas, sem traumas e educativas. A criança e seus pais aprendem como fazer uma correta higiene, cuidados com alimentação e avaliação ortopédica e ortodôntica.

Crianças que são orientadas desde cedo e que possuem cuidados certos, crescem livre de cáries e com dentes sadios.

 

– DENTES PERMANENTES

Por volta dos seis anos o primeiro dente permanente começa a aparecer na boca. Por se tratar de um dente muito atrás, com muitas ranhuras e aparecer na época em que a criança recém esta desenvolvendo a coordenação motora, este é o dente com maior índice de cárie. Lembramos que antes da cárie ser marrom / preta e virar um buraco, ela passa por um processo esbranquiçado ou amarelado. Essa é a fase mais importante, onde não é necessário o dente ser restaurado.

Com o acompanhamento de um Odontopediatra o risco a cárie é reduzido e os tratamentos são mais conservadores, garantido saúde a longo prazo ao seu filho.

 

– TRATAMENTOS

Por mais que a prevenção seja o melhor caminho, às vezes se faz necessários tratamentos curativos e para isso temos uma equipe especializada para cuidar do seu pequeno. Estamos habilitados para fazer restaurações, extrações, tratamento de canal e tratamento de bruxismo, de forma lúdica para que seu filho não desenvolva traumas.

 

Agende agora a sua consulta na Clínica Consalter e saiba como podemos ajudá-lo.