Seg/Sex: 8h/12h e 13h30/18h30 - Independência, 181 - 704/705 - São Leopoldo

Dores na articulação mandibular/DTM

Oclusão:

Oclusão é como é chamado o encaixe dentário ou a relação da arcada superior com a arcada inferior, conhecida como mordida.
Se este encaixe estiver incorreto, pode causar um desequilíbrio na articulação temporomandibular. Essa é a articulação que mais trabalha no nosso corpo. Basta falar ou mastigar, para que os músculos, tendões, ligamentos e cartilagens que constituem essa articulação entrem em atividade. Situações como bruximo, dores de cabeça e zumbidos no ouvido, são as queixas mais frequentes. A dor geralmente está localizada na própria articulação e na musculatura da mastigação, mas pode irradiar para o ouvido, músculos do pescoço, região temporal, ângulo da mandíbula e para a região dos olhos.
 1-tratamento-consalter-sao-leopoldo
Para eliminar estas interferências na oclusão (mordida) são realizados micro desgastes nos dentes, em micro pontos selecionados, aprimorando o encaixe dentário e o deslizamento de um dente sobre o outro, trazendo suavidade e conforto na mastigação e até à articulação. Este procedimento é chamado de ajuste oclusal. A resposta ao ajuste é imediata. Percebe-se logo após, ao fechar a boca durante a consulta um maior conforto.
Para casos mais severos, além deste procedimento pode-se necessitar outros recursos como aparelhos removíveis ou fixos ou ainda trabalho multidisciplinar, dependendo do quadro clínico.

 

Bruxismo

Bruxismo é um ranger ou forte apertar dos dentes, que pode pode acontecer durante o dia ou à noite. É um hábito inconsciente, mas pode ser percebido quando ouve-se o barulho de dentes rangendo, sensação de dentes doloridos e soltos ou que estão desgastados. Pode ter origem em momentos de estresse ou por interferência no encaixe dos dentes. O bruxismo deve ser tratado pois pode acarretar em conseqüências graves como dores de cabeça, ouvido, pescoço e face, desgaste dentário avançado e, em casos mais graves, pode-se até precisar tratar canal de um dente sadio. O tratamento pode ser feito desde um ajuste oclusal até o uso de aparelhos reposicionadores de mandíbula, placas oclusais e aplicação de toxina botulínica (Botox®) para relaxamento da musculatura.

 

Dores na articulação mandibular, dor de cabeça e zumbido no ouvido:

Muitas pessoas queixam-se a uma vida inteira de fortes dores de cabeça, e não imaginam que o problema pode ser de origem dentária.
A disfunção temporomandibular, ou DTM é uma desordem na articulação da mandíbula (ATM). Esta é responsável pelos movimentos da mandíbula e é uma das mais complexas do corpo humano porque está diretamente relacionada com o crânio. Hábitos deletérios como mascar chiclete com freqüência, segurar o telefone com o ombro, dormir com as mãos embaixo do rosto, morder lápis ou caneta, roer unhas, podem gerar alterações nesta região.
Pacientes que tem hábito de ranger ou apertar os dentes (bruxismo) estão durante estes movimentos tencionando toda a região dos músculos da cabeça, gerando dores e também desgastando a articulação da mandíbula. As vezes o  paciente apresenta este comportamento durante o sono e o problema é somente diagnosticado por um profissional da saúde.
dor-mandibular
Os distúrbios na ATM, dores de cabeça ou zumbidos no ouvido podem ser causados até mesmo por um dente que esteja com um encaixe inadequado causando alem destes desconfortos,  alterações posturais,  dores na coluna cervical, dores  no ouvido, pressão nos olhos, estalos ou sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca.
O diagnóstico é feito através de um bom exame clínico, e às vezes exames de imagem.
O tratamento pode ser desde um simples ajuste oclusal que consiste em micro desgastes nos dentes para que eles se encaixem melhor até  a confecção   de aparelhos específicos para cada paciente. A colaboração do paciente  e a mudança nos hábitos deletérios é essencial.  Alterações posturais também podem afetar a mandíbula, e muitas vezes é necessário o trabalho em conjunto com outras áreas da saúde.

 


Para estes tratamentos existem profissionais especializados em articulação temporomandibular, capazes de proporcionar ao paciente  uma melhor qualidade de vida, sem dor.