Seg/Sex: 8h/12h e 13h30/18h30 - Independência, 181 - 704/705 - São Leopoldo

Blog Consalter

Notícias da Clínica Consalter em São Leopoldo
19
abr

Personalizando sorrisos através do Visagismo

O visagismo é uma arte presente em trabalhos que envolvam beleza e estética onde os princípios da proporção, harmonia, estética e composição do rosto sejam alinhados a imagem ideal que a pessoa queira expressar. Criado pelo artista plástico Philip Hallaweell, estabeleceu uma nova opinião sobre o que seria a criação ou a adequação da imagem pessoal. Seu estudo ensinou a combinar a imagem da face à personalidade do indivíduo e a adaptação da técnica à odontologia foi desenvolvida por Braulio Paolucci.

  
O objetivo do visagismo odontológico é idividualizar o sorriso de acordo com a personalidade e à imagem que o paciente deseja transmitir ao mundo. Por exemplo: um homem adulto que possua traços marcantes na face pode possuir um sorriso com dentes pequenos e desgastados, o que pode deixá-lo com um sorriso imaturo, infantil, destoando da imagem que se adequa a sua personalidade. Valorizar os pontos fortes da aparência, destacando o que a pessoa tem de melhor e atenuar os pontos fracos é o principal objetivo do visagismo na odontologia.

 

Que imagem você gostaria de transmitir? Quais são as os pontos a serem acentuados?

O cirurgião- dentista visagista parte de uma conversa na qual são avaliados alguns aspectos da personalidade e comportamento do paciente. Além disso, realiza-se uma série de fotografias intra e extra-bucais, vídeos do paciente falando informalmente e modelos de gesso das arcadas superior e inferior (réplicas dos dentes), elementos fundamentais para um correto diagnóstico e um plano de tratamento com alta previsibilidade de sucesso. 
 

Depois da conversa inicial, o profissional utiliza algumas técnicas para realizar a análise visual do caso. O embasamento para a descoberta da personalidade é apoiada nos arquétipos da teoria dos humores de Hipócrates, o pai da medicina. Hipócrates em seus estudos, identificou quatro tipos de personalidades diferentes: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático. Cada tipo de personalidade se enquadra em um formato de rosto específico.  O formato do rosto pode ser oval, triangular, retangular ou quadrado. O cirurgião-dentista compara o formato do rosto com os quarto temperamentos de Hipócrates.


Nessa análise, cada parte do rosto representa um aspecto da personalidade. Essa divisão se dá em três partes da seguinte forma:


Terço Superior: a região da testa representa a zona do intelecto;
Terço Médio: a região dos olhos representa a zona da emoção e a região do nariz representa ação e ritmo (dinâmica);
Terço Inferior: a região dos lábios representa expressão e intuição (comunicação) e a região do queixo, vontade.

 

O objetivo é adequar o sorriso a personalidade, de forma que o paciente se identifique com a imagem que ele queira transmitir. 
A aplicabilidade deste conceito tornou-se mais precisa com o desenvolvimento do planejamento digital estético, o qual une arte e ciência, possibilitando simular o futuro sorriso virtualmente com a aplicação do visagismo.  Neste planejamento todo rosto é analisado adequando as proporções do novo sorriso. Assim a nova odontologia busca a construção de sorrisos individualizados, realizando simulações prévias, trazendo segurança ao paciente que não terá surpresas ao receber seus novos dentes. 

 

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

Deixe seu comentário!